1 2 3
Por favor envíe su consulta o mensaje al e-mail
debajo y estaremos contentos en atenderlo:

dan-tek@dan-tek.com


Esta versión en Español está temporariamente des-habilitada

Equipamentos, projetos, consultoria e Soluções Ambientais de processos para indústrias.

Introdução Isoladores Tipo Suporte Isoladores Tipo Eixo Isoladores Tipo Bucha Passagem Isoladores Tipo Especial

Isoladores Eletrocerâmicos - Alta Tensão - Filtros Eletrostáticos:

A Dan-Tek Engenharia foi contemplada em 2009 como representante única da NTP em toda América do Sul - (SA) para comercialização de toda a sua gama de isoladores elétricos de alta-tensão para precipitadores eletrostáticos (filtros eletrostáticos).

 

 
Os isoladores NTP para filtros eletrostáticos abrangem, em resumo, isoladores eletrocerâmicos de alta tensão de todos os tipos e para todas as tecnologias existentes, como citado a seguir:
    Isoladores suporte de alta tensão
    Eixos isoladores de alta tensão
    Buchas de passagem de alta tensão
    Isoladores especiais de alta tensão conforme projeto e especificação do cliente
 
Atualmente já existem centenas de isoladores elétricos de alta-tensão, de procedência NTP, operando a plena satisfação nos precipitadores eletrostáticos (eletro-filtros) de muitos clientes no Brasil.
 
A  NTP, inaugurada no ano de 1916, produz anualmente uma quantidade de corpos cerâmicos que totaliza mais de 3.000 toneladas/ano, sendo detentor de certificação ISO-9001 desde o ano 1994.
A NTP é um dos poucos fabricantes mundiais de isoladores cerâmico-elétricos de qualidade assegurada e reconhecida, e tem alcançado uma posição de liderança e renome através de sua competência com tecnologia única de isoladores.
 
A NTP decidiu tornar os isoladores de alta tensão, corrente contínua para precipitadores eletrostáticos / eletro filtros em seu produto e negócio principal devido à alta tecnologia agregada. 
 
NTP fabrica e fornece mundialmente isoladores elétricos de alta tensão para Filtros eletrostaticos / Precipitadores Eletrostáticos.
Os isoladores são normalmente manufaturados de acordo com as normas IEC, mas outros tipos podem ser fornecidos conforme normas vigentes em cada país, e de acordo com a especificação do próprio cliente.
Cabe resaltar que NTP há muitos anos é classificada como fornecedor de isoladores por todos os detentores e fabricantes mundiais das diversas tecnologias de precipitadores eletrostáticos, sendo do tipo seco ou úmido.
 
Os isoladores são originais e todos fazem parte da gama de produtos NTP. São fornecidos de acordo e conforme as exigências específicas dos detentores e fabricantes mundiais das diversas tecnologias de precipitadores eletrostáticos.
 
Cita se em sequencia alfabética, entre outros:
 

Lista completa de referência NTP está completa sob consulta.
 

Veja mais sobre a empresa e produtos NTP.

Aplicação de Isoladores Eletrocerâmicas em Filtros Eletrostáticos:

Eletrofiltros / Precipitadores Eletrostáticos são utilizados com sucesso em remoção de pó ou outras substancias em gases de combustão ou brutos, gerados numa série de processos. 
Eletrofiltros / Precipitadores Eletrostáticos continuam sendo instalados globalmente em grau ascendente pelas indústrias poluentes. Estas instalações de despoiramento contribuem com eficiência em até 98% de retensão na emissão de particulado e são, por este motivo, uma contribuição importante para um ambiente mais limpo.
 
Precipitadores eletrostáticos estão instalados não somente em usinas de geração de energia termoelétrica, mas também em várias outras indústrias ( emissão de particulado diversificado), como em fábricas de cimento (pó), indústria de celulose e papel (sulfato de sódio e pó de cal), indústria petroquímica (neblina de enxofre) e usinas siderúrgicas ( pó e gases de combustão), entre outros.
 
Os filtros eletrostáticos são de forma usual projetados para serviços de corrente contínua, na faixa de 50 -150 kV, e seus isoladores elétricos instalados muitas vezes diretamente no fluxo do gás poluído.
 
Certos precipitadores eletrostáticos operam até 150 ºC . Porém alguns Filtros eletrostáticos são e precisam ser projetados a operar sob temperaturas na faixa de 150 - 400 ºC, e nestes casos é necesssario utilizar isoladores de material especial para esta faixa elevada de temperatura.
Estes isoladores são feitos como padrão em material cerâmico especialmente desenvolvido pela NTP nos anos 1990 e são capazes de operar a temperaturas de até 400 °C (752 ºF). 
NTP pode fornecer isoladores elétricos de alta tensão em categorias de material porcelana em função de seu tipo e condições de aplicação.
 

Principio de Funcionamento de Isoladores Eletrocerâmicas em Filtros Eletrostáticos:

Num precipitador eletrostático existe um determinado número de eletrodos de emissão de alta tensão corrente contínua posicionados em fileiras. 
Estes eletrodos de emissão são em si posicionados entre as fileiras dos eletrodos de coleta, aterrados eletricamente.
 
A função dos isoladores num filtro eletrostático é basicamente:
Os isoladores suporte funcionam como isolador elétrico entre o campo interno de emissão energizado e a carcaça externa do filtro eletrostático
Os eixos isoladores funcionam como isolador elétrico entre o sistema interno de batimento energizado e do acionamento externo do batimento
As buchas de passagem são utilizadas como isolador elétrico nas linhas de barramento dos transformadores-retificadores (TR´s) onde este barramento energizado passa por anteparos e/ou paredes estruturais do filtro eletrostático.

O gás poluído passa entre estas fileiras de eletrodos de emissão e de coleta, e durante a sua passagem, as 
partículas de pó ficam energizadas e são em seguida atraídas pelos eletrodos de coleta, onde acabam por grudar na superfície e depois cair nas tremonhas após ciclo de batimento.
 
Veja vídeo com princípio fluxo em precipitador eletrostático.
 

Materiais de Isoladores Eletrocerâmicas - Filtros Eletrostáticos:

Para temperaturas abaixo de 150 ºC, uma porcelana de resistência elétrica normal, que leva a denominação NTP 11-A, assegura normalmente uma operação satisfatória, desde que os isoladores sejam mantidos limpos.
Nestes casos, a NTP recomenda usar o material C-120 da NTP de alta resistência elétrica com superiores características elétricas e mecânicas.
 
A resistividade de porcelana elétrica tradicional é alta a temperaturas normais de ambiente, mas ela cai rapidamente sob temperatura mais elevada.
Acima de 150 ºC, um campo num filtro eletrostático, sob estresse de corrente contínua, vai consequentemente resultar em correntes de fuga pelo material isolador. 
Isto resulta, por sua vez, numa elevação adicional de temperatura, e eventualmente em uma quebra do isolador.
 
Porém alguns Filtros eletrostáticos precisam e são projetados para operar sob temperaturas na faixa de 150 – 400 ºC e nestes casos as porcelanas convencionais não são indicadas.
 
NTP desenvolveu nos anos 1990 um material 51-A de porcelana alta alumina com conceito especial e com características únicas. Esta porcelana alta alumina tem alto desempenho elétrico em aplicação de alta temperatura e sob estresse de corrente contínua.
O material é especificamente indicado para alto desempenho em serviço pesado e em ambientes exigentes como é o caso de precipitadores eletrostáticos.
O material é adicionalmente excelente, para uso em temperaturas altas e em aplicações de corrente contínua, devido a sua alta resistividade volumétrica, e ao seu alto teor de óxido de alumínio.  
Alta alumina 51-A da NTP reduz, comparado com uma porcelana de normal resistividade elétrica, drasticamente a migração iônica, quando sujeito a altas temperaturas e estresse de corrente contínua.
 
NTP 81-A: Porcelana de alta resistência. Cerâmico alcalino alumínio- silicato de alta resistividade para PE:  ≤ 200 (250) ºC
NTP 51- A: Porcelana de alta alumina, alta resistividade. Excelente para uso em alta temperatura sob estresse corrente contínua.
   Cerâmico especial com alto teor de oxido de alumínio para PE:  ≤ 400 (500) ºC
NTP 11-A: Porcelana elétrica tradicional para aplicações comuns.
   Resistividade normal:  ≤ 150 ºC
 
Esse tipo de superfície reduz os riscos de acúmulo de sujeira nas superfícies do isolador, que por sua vez podem geram correntes migratórias e de fuga, provocando curto elétrico.
Em certos gases, como de combustão, o particulado condutivo pode precipitar e se assentar na superfície de um isolador. Em decorrência disso, pode começar a surgir correntes de fuga ao longo da superfície, provocando aquecimento local do isolador.
 
Os isoladores são sempre fornecidos com certificado de origem, testes de rotina, teste de amostragem e teste de desempenho conforme norma IEC 62155.
 

Veja mais sobre especificação do Material 51A.

 

Manufatura:

A fim de ser capaz de oferecer uma ampla faixa de produtos, vários métodos de produção estão disponíveis.
Diferentes produtos com aplicações diversificadas exigem uso de diferentes materiais cerâmicos.
NTP usa, por este motivo, uma vasta gama de matéria prima, aditivos como fluxos e materiais de enchimento para poder satisfazer os requisitos técnicos dos clientes.
 
NTP usa hoje principalmente o método de fabricação por processo úmido, fundição deslizante, secagem por prensagem como também extrusão e usinagem, como métodos de formatação.
 

Veja mais sobre o Fluxo do Processo de Manufatura de Isoladores Cerâmicos.
 
 

Veja mais sobre o Etapas de Processo de Manufatura.
 
 

Embalagem:

Os isoladores são acomodados em embalagens de grades ou caixas de madeiras para respectivo transporte aéreo ou marítimo. Embalagens plastificadas externamente.
 
As madeiras utilizadas são sempre tratadas termicamente (“Heat treated”), conforme o regulamento ISPM 15 Standard e o tipo de tratamento identificado claramente, com carimbo por fora da embalagem.
Caso necessário, pode ser fornecido um Certificado Fitossanitário, sob encomenda.
 
Embalagens conforme especificação do cliente, sob encomenda.
 

Veja mais sobre embalagem e transporte.
 
 

Estoque:

A maior parte dos tipos e tamanhos de isoladores, já usada de forma padronizada pelos diversos detentores de tecnologia para Eletrofiltros / precipitadores eletrostáticos, já está sendo mantida em estoque estratégico como totalmente acabados na fábrica da NTP. 
 
A NTP mantém, adicionalmente a este estoque de isoladores acabados, outro estoque intermediário com isoladores semi-acabados. 
Com isto reduz se drasticamente o tempo necessário para o acabamento final.
 

Veja mais sobre estoque de isoladores cerâmicos.
 
 

Transporte:

A documentação e embalagem são específicas para transporte aéreo ou marítimo, levando em consideração as diferentes particularidades dos países na América do Sul.
Quando o transporte é incluso no nosso fornecimento, são sempre utilizadas transportadoras experientes e acostumadas com este tipo de produto, de certa fragilidade. 
 
Transporte aéreo: Embalagem de grades
Transporte marítimo: Embalagem em caixas fechadas
 

Dan-Tek Engenharia do Brasil:

A matriz da Dan-Tek Engenharia tem sua base perto de um dos maiores aeroportos de carga do país com agentes aduaneiros especializados para desembaraço de cargo, tanto em aeroporto como no porto de Santos, SP. 
São pequenos detalhes que contribuem para minimizar os prazos de entrega dos isoladores, sendo muitas vezes fornecimentos de emergência.
 

Veja mais sobre a representação NTP.
 
 

Podemos auxiliar sua empresa em todas as etapas, desde visitas técnicas na sua empresa, analise dos dados de processo para poder especificar tecnicamente o correto tipo e/ou material de isoladores a ser aplicado até a fase de suporte pós-venda.


Veja mais sobre nossos serviços em relação a isoladores.

 

Não é sempre simples uma identificação exata dos isoladores cerâmicos já em uso. Especialmente nos casos de Precipitadores Eletrostáticos antigos, sendo do tipo seco ou úmido, as referências originais, manuais e/ou características elétricas e dimensões muitas vezes se perderam. 
Para poder facilitar uma identificação rápida e emergencial dos tipos de isoladores utilizados por um determinado cliente, possuímos uma documentação extensa em nosso banco de dados com a maioria dos isoladores mundialmente utilizados por todas as tecnologias existentes de Precipitadores Eletrostáticos. 
Da mesma forma, a NTP está disponibilizando à Dan-Tek acesso ao amplo banco de dados da própria NTP, onde existem dados históricos de muitas décadas.

Sabemos que defeitos acidentais em um único isolador podem muitas vezes ser uma questão emergencial para o cliente. Tal defeito pode afetar de imediato o desempenho do preciptador eletrostático / eletrofiltro como um todo, elevando a emissão de particulado a um nível tão alto que as autoridades ambientais podem até autuar a indústria de forma severa.
Uma avaria em um isolador num PE pode afetar de imediato o desempenho do precipitador eletrostático / eletrofiltro como um todo, elevando a emissão de particulado a um nível tão elevado que até as autoridades ambientais podem vir a autuar a indústria de forma severa.

Peça seu orçamento, uma vez que podemos sempre apresentar orçamento individualizado para atender todas as especificações de material ou dimensional do cliente.
 
Pode-se também ofertar adicionalmente, caso o cliente assim queira, uma solução substituta com isolador padrão e de estoque, indo ao encontro de uma eventual necessidade emergencial do cliente.

 

Fale com a Dan-Tek Engenharia
  • Comercial/Engenharia:
  • Administração/Financeiro:
  • Fax:
  • E-mail:
  • +55 (19) 3299.3250 | 9.9135.8888
  • +55 (19) 3299.3250 | 9.9337.3083
  • +55 (19) 3299.3250
  • dan-tek@dan-tek.com

Soluções ambientais para processos
de despoeiramento industrial com base sustentável e
responsabilidade sócio-ambiental.

Copyright © 2012, Todos os direitos reservados