1 2 3
Por favor envíe su consulta o mensaje al e-mail
debajo y estaremos contentos en atenderlo:

dan-tek@dan-tek.com


Esta versión en Español está temporariamente des-habilitada

Equipamentos, projetos, consultoria e Soluções Ambientais de processos para indústrias.

Introdução Princípio de Funcionamento Características Acessórios

Filtros de Manga - Baixa Pressão

Um Filtro de Mangas tipo “Pulse Jet” de baixa pressão é um coletor de particulado com a tecnologia mais avançada que existe até o presente momento.
A diferença principal entre um filtro de manga tipo baixa pressão comparado com um filtro de alta pressão é basicamente a pressão do ar utilizada para limpeza das mangas sendo somente 0,8 bar contra normalmente 6 bar.
A remoção do particulado das mangas acontece em filtros de baixa pressão, por soltar em camadas densas a crosta de particulado agregado por fora das mangas, facilitando assim a descida do pó nas tremonhas. 
 
As camadas de particulado tentam manter a sua densidade aparente sem haver reentrada de pó na parte inferior da própria manga ou nas mangas vizinhas. Em filtros de alta pressão é a crosta de pó solta e removida de forma muito mais brusca e com maior grau de pulverização.
 
O filtro de baixa pressão proporciona, por desprender o pó mais denso e sem reentrada, uma operação com perda de pressão inferior e consequentemente com sopros de limpeza menos frequentes. Estes dois fatores tem um impacto direto em uma maior durabilidade das mangas e um menor consumo energético pelo ventilador exaustor do filtro.
 
A construção do filtro de manga, tipo Jet pulse baixa pressão, possui um design compacto com feixes circulares de mangas ovais, utilizando somente por feixe uma única válvula de limpeza de bitola maior do que normalmente utilizada em filtro de alta pressão. 
Os feixes de manga são circulares, com um número de fileiras concêntricas de mangas dimensionado em função de cada aplicação, podendo comportar mais de 1.100 mangas por válvula de limpeza para um único feixe de mangas. 
 
Até grandes filtros de baixa pressão possuem desta forma poucas válvulas de limpeza, contrario ao filtro de alta pressão que utiliza centenas de válvulas de limpeza de menor porte. Isto implica em uma vantagem operacional e de manutenção, uma vez que as válvulas de limpeza sempre são um componente operacional e sujeita a atuação repetitiva e frequente.
As mangas podem ter comprimentos de até 8 metros, reduzindo se assim a necessidade de ocupação de área disponível na planta do cliente.
 
O ar de limpeza é gerado para filtros de baixa pressão por sopradores tipo Roots com um consumo de energia muito inferior aos compressores convencionais. Sopradores fornecem também um ar comprimido isento de umidade por ser uma compressão de baixa intensidade, que por sua vez é favorável para o tecido das mangas.
 
Devido a sua simples operação, o filtro que utiliza mangas de tecido tem sido empregado com sucesso no processo de limpeza de particulados presentes nos gases em vários processos industriais com gases secos.
De alguns anos para cá, este método de limpeza do gás com filtros de manga tem ganhado importância em relação a outras tecnologias de coletores de pó, devido à alta eficiência de retensão de particulado alcançada por mangas, particularmente perante os órgãos de controle ambiental.
 
Um filtro de manga Dan-Tek é sempre projetado individualmente para a separação de particulados dos gases, assim como para operar dentro dos níveis de vazão, pressão e temperatura especificadas pelo processo do cliente.
 
As mangas por Dan-Tek utilizadas são sempre de melhor qualidade e adquiridas de fabricantes de renome e com procedência comprovadamente confiável, possuem alta resistência e fácil manutenção. 
Num determinado filtro pode ser aplicado mangas de comprimentos variados, de forma que a demanda de capacidade do filtro seja atendida, ou caso o cliente já possua e/ou queira manter um determinado padrão próprio, no comprimento e demais especificações das mangas e gaiolas ovais já existentes na planta.
 
As respectivas gaiolas ovais são de material específico, em função de cada tipo de processo. Gaiolas podem ser de corpo único ou seccionado com formato padrão de engate.

Fale com a Dan-Tek Engenharia
  • Comercial/Engenharia:
  • Administração/Financeiro:
  • Fax:
  • E-mail:
  • +55 (19) 3299.3250 | 9.9135.8888
  • +55 (19) 3299.3250 | 9.9337.3083
  • +55 (19) 3299.3250
  • dan-tek@dan-tek.com

Soluções ambientais para processos
de despoeiramento industrial com base sustentável e
responsabilidade sócio-ambiental.

Copyright © 2012, Todos os direitos reservados